Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, o neurocientista português nascido no Brasil e filho de emigrantes, acaba de conquistar um feito impressionante: tornar-se o único membro português da Intertel, a sociedade de alto QI mais restrita do mundo. Com um QI incrivelmente raro, equivalente ao percentil 99,9 (correspondente a 155 na escala Wechsler com desvio padrão 15 ou 188 com desvio padrão 24), Fabiano transcende os já seletos membros da Mensa Internacional.
Já reconhecido em Portugal por possuir um dos maiores QIs registrados, Fabiano é um verdadeiro polímata. Além de PhD em Neurociências, é Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia, Mestre em Psicanálise, e possui formações em Neuropsicologia, História, Antropologia e Nutrição Clínica. Seu vasto currículo inclui mais de 50 títulos entre diplomas, registros e certificados obtidos no Brasil, Estados Unidos, França, Espanha e Portugal, onde seu título é reconhecido pela Universidade Nova de Lisboa.
Apesar de seu intelecto excepcional, Fabiano mantém uma postura humilde e um objetivo nobre: elevar o nome de Portugal. "Quero incentivar para que outros façam o teste, assim como para a Mensa Portugal, que é bem recente. Meu maior objetivo é elevar o nome de Portugal, pois temos que desprender-nos do passado e destacar o presente. Nós, portugueses, precisamos valorizar mais os portugueses e seus feitos", afirma.
Sua jornada no estudo da inteligência levou-o a descobrir a "Inteligência DWRI", além de criar duas terapias inovadoras. Ele também foi um dos primeiros a alertar que a internet pode diminuir a inteligência das pessoas e desvendou um transtorno coletivo na sociedade brasileira decorrente da ansiedade, violência e excesso de redes sociais.
A Intertel, fundada em 1966 nos Estados Unidos e inspirada na Mensa Internacional, é a segunda mais antiga e ainda mais restrita sociedade de alto QI do mundo. Para ser aprovado, é necessário obter uma pontuação acima de 99 pontos de percentil, o que equivale a 135 ou superior na escala Wechsler (média estatística 100, desvio padrão 15). A Mensa Internacional, por sua vez, fundada em 1946 na Inglaterra, é a maior e mais conhecida sociedade de alto QI, exigindo uma pontuação acima de 98 pontos de percentil (acima de 131 na escala Wechsler).
Com sua mente brilhante e sua dedicação à ciência, Fabiano de Abreu não apenas ingressou na Intertel, como também se tornou um embaixador da inteligência portuguesa no mundo. Seu feito é um lembrete de que o talento intelectual transcende fronteiras e de que Portugal é um berço de mentes excepcionais, capazes de deixar sua marca indelével na história.