domingo, novembro 30, 2025
spot_img
HomePersonalidadesA Filosofia de Aristóteles e Sua Influência no Pensamento Ocidental

A Filosofia de Aristóteles e Sua Influência no Pensamento Ocidental

Aristóteles

Filósofo grego

Biografia de Aristóteles

Aristóteles (384-322 a.C.) foi um importante filósofo grego, com um impacto profundo na cultura ocidental. Serviu como discípulo de Platão, mas acabou por desenvolver um sistema filosófico próprio, abrangendo diversas áreas do conhecimento, como geometria, física, metafísica, botânica, zoologia, astronomia, medicina, psicologia, ética, drama, poesia, retórica, matemática e principalmente lógica.

Nascido em Estagira, na Trácia, Macedônia, no ano de 384 a.C., Aristóteles era filho de Nicômaco, médico do rei Amintas III, e da parteira Phaéstis. Ele recebeu uma sólida formação em Ciências Naturais.

Aristóteles e Platão

Com apenas 17 anos, Aristóteles mudou-se para Atenas para estudar filosofia na “Academia” de Platão. Com uma inteligência prodigiosa, tornou-se rapidamente o aluno favorito do mestre. Platão até comentou: “Minha Academia se compõe de duas partes: o corpo dos alunos e o cérebro de Aristóteles”.

Aristóteles não hesitou em criticar Platão, mostrando sua capacidade como pensador ao escrever obras que aprofundavam e, muitas vezes, modificavam as doutrinas do mestre.

A teoria de Aristóteles, de forma geral, refutava seu mentor. Enquanto Platão defendia a existência de um mundo das ideias separado do mundo sensível, Aristóteles acreditava que o conhecimento podia ser adquirido diretamente do mundo em que vivemos.

Após a morte de Platão em 347 a.C., Aristóteles foi rejeitado como substituto na direção da Academia, pois era considerado “estrangeiro”. Decepcionado, deixou Atenas e foi à ilha de Lesbos, seguindo para Atarneus, na Ásia Menor, onde se tornou conselheiro de estado de seu antigo colega, o filósofo Hermias.

Aristóteles casou-se com Pítia, filha adotiva de Hermias, mas teve desentendimentos com ele em relação à busca por riquezas.

Aristóteles e Alexandre, o Grande

Retornando à Macedônia em 343 a.C., Aristóteles foi encarregado pelo rei Filipe II da Macedônia de educar seu filho Alexandre, que tinha apenas 13 anos. O rei desejava que seu sucessor fosse um homem culto e filósofo.

Aristóteles dedicou quatro anos à educação de Alexandre. Após o assassinato de Filipe II em 336 a.C., Alexandre tornou-se rei e conquistou renome histórico como Alexandre III ou Alexandre, o Grande.

O Liceu

Em 334 a.C., ao retornar a Atenas, Aristóteles fundou sua própria escola, o Liceu, no ginásio do templo dedicado a Apolo Lício. Ele ministrava aulas tanto técnicas a discípulos quanto públicas para a população.

Preocupado com o avanço do conhecimento, Aristóteles dominou uma vasta gama de saberes, incluindo meteorologia, física, astronomia, história natural, botânica, retórica, ética, política e metafísica. Sua sabedoria englobava o início das modernas artes e ciências.

  • Aristóteles é considerado o pai da Lógica, sendo um dos primeiros a sistematizar o raciocínio lógico como uma ferramenta essencial para a ciência.
  • Fundou a Biologia, introduzindo métodos de observação e classificação dos seres vivos.
  • Organizou a Psicologia, propondo uma abordagem científica do estudo da alma.
  • Foi um precursor da Moral, explorando como as emoções podem ser racionalmente compreendidas.
  • Ensinou Política, orientando governantes sobre a importância da justiça.
  • Desenvolveu a Retórica, como uma arte de comunicação eficaz.

Principais ideias de Aristóteles

Para Aristóteles, a divisão entre o mundo sensível e o das ideias não existia. Ele acreditava em um único mundo onde o homem poderia buscar conhecimento. Assim, se dedicou a compreender a realidade através de várias disciplinas.

Aristóteles foi pioneiro na classificação das ciências, dividindo-as em teóricas, práticas e produtivas:

  • Ciências teóricas: voltadas ao saber pelo saber, incluem teologia, metafísica, matemática e física.
  • Ciências práticas: visam oferecer regras normativas de ação e incluem política, ética e economia.
  • Ciências poéticas: focam na produção e criação, englobando poética, retórica e dialética.

A filosofia de Aristóteles discute a natureza de Deus (Metafísica), do homem (Ética) e do Estado (Política). Para ele, Deus não era simplesmente um Criador, mas o motor imóvel que impulsiona o universo.

Segundo Aristóteles, “a felicidade é o único objetivo do homem.” Se a felicidade é alcançada ao fazer o bem, o homem é um ser social e político.

O Estado deve garantir a felicidade de seus cidadãos, sendo o melhor governo aquele que permite a cada um desenvolver suas habilidades.

Morte

A morte de Aristóteles foi marcada por tragédias. Após a morte de Alexandre, os atenienses o acusaram de apoiar o governo despótico do rei, levando-o a se retirar para a ilha de Eubéia. Ele disse: “Não quero deixar que os atenienses cometam mais um crime contra a filosofia.”

Pouco tempo após seu exílio, Aristóteles adoeceu, desiludido com a ingratidão dos atenienses. Faleceu em 322 a.C. em Cálcide, onde deixou em seu testamento a libertação de seus escravos, que pode ser considerada a primeira carta de alforria da história.

O pensamento aristotélico, embora ignorado por um período, foi redescoberto na Idade Média, especialmente sob a influência de Tomás de Aquino, que revalorizou a filosofia grega.

Obras de Aristóteles

A maioria das obras de Aristóteles se perdeu ao longo do tempo, exceto pela “Constituição de Atenas”, descoberta em 1890. As obras disponíveis são, em sua maioria, anotações de cursos, organizadas por discípulos do filósofo e sistematizadas por Andronico de Rodes.

Principais obras de Aristóteles agrupadas por matérias

  • Lógica: Inclui “Sobre a Interpretação”, “Categorias”, “Primeira e Segunda Analítica”, “Tópicos”, “Refutação dos Sofistas”.
  • Filosofia da Natureza: Abrange “Sobre o Céu”, “Sobre os Meteoros”, e livros de física.
  • Psicologia e Antropologia: Compreende “Sobre as Almas” e diversos tratados físicos.
  • Ética: Inclui “Ética a Nicômaco”, “Ética a Eudemo”, “Grande Ética”.
  • Política: Contém “Política” e “Econômica”.
  • Poéticas: “Retórica” e “Poética”.

Frases de Aristóteles

“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.”

“O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra.”

“O ignorante afirma, o sábio dúvida, o sensato reflete.”

“A pior forma de desigualdade é tentar tornar iguais duas coisas diferentes.”

“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.”

“Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.”

“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.”

“O homem é, por natureza, um animal político.”

“O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito na medida em que avança.”

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments