sexta-feira, janeiro 30, 2026
spot_img
HomePersonalidadesA Vida e a Obra de Bernardo Bertolucci

A Vida e a Obra de Bernardo Bertolucci

Bernardo Bertolucci

Cineasta italiano

Biografia de Bernardo Bertolucci

Bernardo Bartolucci (1941-2018) foi um cineasta italiano, autor de obras-primas como “O Conformista”, “O Último Tango em Paris” e “O Último Imperador”.

Bernardo Bertolucci nasceu em Parma, na Itália, no dia 16 de março de 1941. Seu pai, que era um poeta, professor de história da arte e crítico de cinema, influenciou o filho a gostar de filmes ao acompanhá-lo, desde pequeno, a sessões de cinema.

Com 19 anos, publicou um livro de poesias, “Em Busca do Mistério”, que ganhou o Prêmio Viareggio, um dos principais prêmios literários da Itália.

Carreira Cinematográfica

Com 20 anos, Bernardo Bertolucci iniciou sua carreira cinematográfica como assistente de direção do cineasta Pier Paolo Pasolini no filme “Acattone” (Desajuste Social), em 1961. Logo depois, deixou a Universidade de Roma e deu início à sua carreira independente com o longa-metragem “La Commare Secca” (A Morte).

O reconhecimento de seu trabalho veio com o segundo longa, “Antes da Revolução” (1964), que participou do festival de cinema de Cannes. Esse foi o começo de uma longa carreira de 52 anos e grandes sucessos.

O Conformista

Para muitos, “O Conformista” (1970) foi a maior obra-prima de Bertolucci. O filme, baseado no romance de mesmo nome, escrito por Alberto Moravia, se passa durante o fascismo na Itália. O personagem principal é um jovem que adere ao fascismo e aceita participar de um plano para matar um antigo professor, dissidente do regime de Mussolini. O filme foi indicado ao Oscar de melhor Roteiro Adaptado.

O Último Tango em Paris

Ousado, polêmico e censurado, “O Último Tango em Paris” (1972) tornou o nome de Bertolucci conhecido em todo o mundo. Considerado um escândalo em sua época, foi censurado no Brasil, que vivia sob uma forte ditadura militar. No enredo, Paul, o personagem interpretado por Marlon Brando, sofre pela morte da mulher, até encontrar Jeanne (Maria Schneider), muito mais jovem que ele, com quem mantém uma relação estritamente sexual.

1900

Com o sucesso de “O Último Tango em Paris”, Bertolucci continuou investindo em filmes com preocupações políticas. Ligado ao Partido Comunista Italiano, em 1972, lançou “1900”. Este foi o primeiro grande épico de sua carreira, com mais de 5 horas de duração, dividido em duas partes. O filme conta a história de dois amigos de infância que se dividem politicamente a partir do século XX.

O Último Imperador

“O Último Imperador” (1987) é um dos maiores sucessos da carreira de Bertolucci e vencedor de nove estatuetas do Oscar, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Diretor. O filme conta a história de Pu-Yi, o último imperador da China, desde sua infância, quando foi nomeado para o posto aos 3 anos de idade, até ser deposto pela Revolução Comunista, terminando sua vida como jardineiro do palácio da Cidade Proibida.

O Pequeno Buda

Mais um épico de Bertolucci, “O Pequeno Buda” (1994) conta a história de um monge budista que viaja o mundo em busca do espírito reencarnado de Siddarta Gautama, o criador do budismo. Ele encontra três crianças que podem ser a reencarnação do mestre e são levadas para o monastério, onde serão testadas. Nesse processo, é contada a história do homem que se tornou conhecido como Buda.

Eu e Você

“Eu e Você” (2012) foi o último filme de Bertolucci, uma história de um adolescente que diz à sua família que vai esquiar nas montanhas, mas fica trancado no porão do prédio onde mora e faz amizade com uma menina drogada.

Últimos Anos

Bernardo Bertolucci teve uma carreira muito produtiva que o colocou sempre entre os principais cineastas do mundo. Há cerca de uma década, enfrentava sérios problemas de coluna, que o levaram a se locomover em uma cadeira de rodas. Bertolucci faleceu em Roma, Itália, no dia 26 de novembro de 2018, em decorrência de um câncer no pulmão.

Veja também as biografias de:

  • Federico Fellini – (1920-1993) foi um cineasta italiano, considerado um mestre.
  • Georges Méliès – (1861-1938) foi um cineasta e ilusionista francês, um dos precurssores do cinema.
  • Glauber Rocha – (1939-1981) foi cineasta brasileiro, um dos responsáveis pelo movimento do Cinema Novo.
  • Alfred Hitchcock – (1899-1980) foi um cineasta inglês, uma das mais importantes figuras do suspense.
  • Fernando Meirelles – (1955) é cineasta, produtor e roteirista brasileiro, conhecido mundialmente.
  • Cacá Diegues – (1940-2025) foi um cineasta brasileiro, parte da geração do Cinema Novo.
  • F. W. Murnau – (1879-1931) foi um cineasta alemão, figura relevante do expressionismo cinematográfico.
  • Charles Chaplin – (1889-1977) foi ator, dançarino, diretor e produtor inglês, ícone do cinema mudo.
  • Renato Aragão – (1935) é um humorista, ator e cineasta brasileiro, famoso por suas comédias.
  • Tim Burton – (1958) é um cineasta norte-americano, autor de diversos filmes de fantasia e terror.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments