11 cientistas brasileiros importantes (e suas descobertas)
Grandes nomes da ciência brasileira ajudaram a transformar a medicina, a física, a astronomia e tantas outras áreas, levando o país a ganhar reconhecimento internacional. Conheça algumas das mentes brilhantes que mudaram a história com suas descobertas e contribuições à ciência.
1. César Lattes
Você com certeza já ouviu falar no nome de César Lattes (ou pelo menos o seu sobrenome). César foi tão importante para as ciências no Brasil que o seu sobrenome foi escolhido como o título da plataforma virtual que reúne o currículo de todos os pesquisadores do nosso país.
Nascido no Paraná, filho de imigrantes italianos, César estudou física e matemática na USP. Foi escalando na carreira, ganhou uma bolsa na Fundação Rockefeller, trabalhou na Universidade da Califórnia e foi tido como o maior cientista brasileiro da sua geração.
César Lattes foi fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, situado no Rio de Janeiro, e ao lado de outros colegas descobriu a partícula atômica “méson pi”.
2. Oswaldo Cruz
O médico brasileiro foi o principal responsável pelo fim da febre amarela, da varíola e da peste bubônica no Brasil. Voltado principalmente para as questões de saúde pública, o cientista foi sanitarista, epidemiologista e bacteriologista.
Nascido em São Paulo, filho de um médico, cursou a faculdade de Medicina no Rio de Janeiro e começou a publicar ainda na casa dos vinte anos artigos sobre microbiologia.
Trabalhou no Laboratório de Bacteriologia e também levou a frente a clínica médica que herdou do pai. Osvaldo chegou a viver em Paris, onde se especializou e trabalhou no Instituto Pasteur.
Depois de regressar ao Brasil, ocupou uma série de cargos públicos até virar Diretor da Saúde Pública, indicado pelo então presidente Rodrigues Alves.
3. Carlos Chagas
O médico sanitarista foi tão importante para o nosso país que seu sobrenome acabou batizando doença. Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas descobriu o protozoário Trypanosoma cruzi, que causava a famosa doença de Chagas.
Carlos Chagas também foi um nome importante nas pesquisas sobre a malária e trabalhou em órgãos públicos para tentar erradicar a doença. O médico atuou muito no sentido de prevenir os casos, especialmente na baixada fluminense.
4. Adolfo Lutz
O médico Adolfo Lutz se especializou em medicina tropical e teve o grande mérito de identificar o principal agente transmissor da malária: o mosquito aedes aegypti.
Nascido no Rio de Janeiro, filho de pais suíços, Adolfo estudou Medicina na Universidade de Berna e fez uma série de especializações em Londres, Viena e Paris. Quando regressou ao Brasil, se tornou diretor do Instituto Bacteriológico de São Paulo.
5. Vital Brazil
E se uma cobra te picar, sabe a quem deve agradecer por continuar vivo? Ao Vital Brasil, um pesquisador, médico e sanitarista que desenvolveu o estudo das toxinas para criar o soro antiofídico. Nascido em Minas Gerais, Vital Brasil dedicou 20 anos à produção de soros e vacinas.
6. Bartolomeu de Gusmão
Consegue imaginar que um religioso e um inventor sejam a mesma pessoa? Pois esse foi Bartolomeu Gusmão, um sujeito que fez experiências para fazer subir o primeiro balão do mundo e por isso ficou conhecido como o padre voador.
Com uma vida muito agitada, o religioso nunca parou de inventar, embora fosse vítima de chacota pelos contemporâneos que não compreendiam a sua genialidade.
7. Duilia de Mello
Um dos maiores nomes da ciência brasileira no exterior é o de Duilia Fernandes de Mello, que é astrônoma e professora titular de Física e Astronomia. Duilia fez as malas e embarcou para os Estados Unidos onde se tornou pesquisadora associada do Goddard Space Flight Center da NASA.
8. José Leite Lopes
Nascido em Pernambuco, José Leite Lopes foi um importantíssimo físico brasileiro que fez doutorado pela Universidade de Princeton e ajudou a fundar o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
Em 1989 recebeu o UNESCO Science Prize, sendo o único brasileiro laureado até os dias de hoje.
9. Carlos Paz de Araújo
Provavelmente você nunca ouviu falar no nome de Carlos Paz de Araújo, mas ele é um inventor de mãos cheias. Nascido em Natal, imigrou para os Estados Unidos onde se tornou professor da Universidade do Colorado e sócio da empresa Symetrix, que criou e licenciou memórias de acesso aleatório ferroelétricas.
10. Marcelo Gleiser
Formado em física pela PUC-Rio, Marcelo Gleiser se doutorou em física teórica em 1986 e, desde então, começou a pesquisar questões existenciais como a origem do universo e da vida.
Gleiser é membro da Sociedade de Física Americana e da Sociedade Internacional para o Estudo da Origem da Vida.
11. Suzana Herculano-Houzel
A carioca Suzana Herculano-Houzel é formada em biologia genética pela UFRJ e um dos nomes mais destacados na pesquisa sobre neurociência. Ela ganhou o prêmio da James S. McDonell Foundation em 2010 e escreve para uma série de jornais tentando alcançar um público mais amplo.
Caminhos da Ciência Brasileira
A diversidade e o talento dos cientistas brasileiros são inegáveis e essas mentes brilhantes contribuíram significativamente para as áreas em que atuaram. Seu trabalho continua a impactar a sociedade, inspirando novas gerações a seguir o caminho da pesquisa e do conhecimento.
Achamos que você também irá gostar de ler os artigos:
- 12 cientistas mais famosos da história (e suas descobertas científicas)
- 8 cientistas brasileiras importantes: conheça estas mulheres (e suas descobertas)
- 21 pessoas mais inteligentes do mundo
- 15 personalidades importantes na história do Brasil

